Nota da AFETO sobre o Registro de Prestadores de Serviço em Análise do Comportamento Aplicada

In Blog

Recife, Pernambuco, 06 de Maio de 2019

Nós, da Associação de Famílias para o Bem-Estar da Pessoa com Autismo (AFETO), recebemos com muita satisfação a proposta da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC para a criação de um Registro de Prestadores de Serviço em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Esta é uma proposta importante, pois estabelece critérios específicos para que famílias possam identificar que profissionais possuem as habilidades necessárias para que seus filhos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tenham acesso às melhores formas de intervenção, já identificadas pela literatura como eficazes.

Nós, da Associação AFETO, apoiamos publicamente esta proposta, e acreditamos que ela poderá ser um ponto de partida importante no estabelecimento de padrões adequados à prática de intervenções baseadas em ABA ao TEA, acessível à população brasileira. Além disso, esta proposta é baseada em critérios já internacionalmente conhecidos, como os do Behavior Analyst Certification Board (BACB), o que amplia sua possibilidade de alcance dos objetivos desejados.

Neste sentido, acreditamos importante que as famílias de pessoas com TEA tenham acesso a esta discussão, lendo o documento feito pela Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC. O apoio de vocês é essencial para que esta proposta alcance maior visibilidade, e que possa ser acessada a todas as famílias que precisam de serviços de qualidade para seus filhos.

Atenciosamente,

Equipe de Supervisores da Associação AFETO

Adriano Barboza

Artur Nogueira